O ambiente de trabalho e como ele afeta a sua produtividade

A produtividade está diretamente relacionada a melhora da qualidade de vida no trabalho. Os principais combustíveis de uma equipe eficiente e produtiva é fazer parte de uma equipe colaborativa que é motivadora e engajada.

Por conta disso, cada vez mais os gestores tem buscado cuidar da qualidade do clima organizacional, pois o nosso escritório costuma ser a segunda casa, o lugar onde mais passamos tempo durante a semana.

À medida que o ambiente melhora, mais qualidade de vida e satisfação é sentida pelos funcionários. Através disso, o time da empresa é capaz de executar suas atividades com dedicação e entusiasmo. Afinal, reunir esforços para conquistar o seu publico interno é uma estratégia vital.

O que podemos fazer quando não há muitas opções e temos que trabalhar em um local específico que não é o que gostaríamos?

Por conta disso, selecionamos algumas dicas para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

Opte pela iluminação natural

A luz natural melhora muito a nossa disposição e podemos perceber isso a partir de dias nublados e chuvosos que acabam deixando a gente sem animo pra nada. A iluminação natural é muito importante no nosso dia a dia, então se possível, opte por deixar as janelas abertas ou dar uma pausa no meio da tarde ou no intervalo para pegar um sol.

Mantenha o ambiente limpo e organizado

O acumulo de sujeita e coisas em excesso nos provocam negatividade. Nossa mesa de trabalho é nosso reflexo, podemos perceber isso quando a mesa de trabalho é organizada e sem sobra de materiais é bem provável que a rotina também esteja organizada.
Comece colocando as coisas em ordem, sem xícaras sujas, objetos fora do lugar e colocando o lixo no lixo que tudo fica mais leve e sem negatividades.

Criatividade a partir de inspirações

Você sabe o que inspira você e o que te deixa feliz? Seja cercado por referências que te inspiram e fazem a sua criatividade vir à tona. Como por exemplo, uma imagem de algo que você goste na tela do seu computador ou na sua mesa. Se inspire diariamente naquilo que te cativa.

Mude seus ares, faça pausas durante o dia

É muito importante que façamos pausas durante o trabalho, seja para tomar um cafezinho ou observar a vista da janela. Mudar os ares, mesmo que por alguns minutos, ajuda a estimular a criatividade e o ritmo de produção.

Por exemplo, quando você não consegue resolver algum problema que te importuna há dias. Pare de insistir e esqueça por alguns minutos enquanto faz um café ou conversa com algum colega. Pois, quando você voltar para o problema sua estará descansada e a solução aparece.

Por vezes estamos imersos demais no ambiente em que trabalhamos e quando a energia geral pesa o rendimento cai. Tudo o que está ao nosso redor influencia na nossa produtividade e energia diária mesmo que não percebemos isso.

Se você trabalha em home office? Esse post é para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *