Muitas vezes, abrir uma empresa é algo que envolve tanta burocracia que é difícil parar para refletir sobre os porquês. Entretanto, existem alguns pontos essenciais, que são capazes de definir o futuro de qualquer projeto, e portanto, devem ser levados em consideração antes de planejar a criação de uma nova companhia.

Vamos ver alguns!

Qual a sua motivação?

Se a sua única motivação para abrir uma empresa seja ganhar dinheiro, você pode estar começando errado. Uma empresa deve ser capaz de fornecer o melhor produto possível ao seu público alvo, e isso só acontece se os profissionais envolvidos estiverem buscando algo maior do que o valor monetário.

O trabalho da empresa deve ser algo que cause orgulho, que tenha propósito. Afinal, para vender qualquer produto ou serviço, você deve acreditar que ele pode transformar tudo o que veio antes dele em algo obsoleto.

Qual será o seu tipo de empresa?

Existe alguma marca que você admira? Com certeza ela foi construída a partir de valores que se encaixam com o seu tipo de personalidade, e é isso que você deve pensar ao dar uma cara para ela. Quem se identificaria?

Vale lembrar que é arriscado espelhar uma empresa apenas em seus donos ou sócios. Ela deve ter características próprias, capazes de se comunicar com diferentes aspectos do público alvo. Além disso, é interessante pensar em como você quer a sua empresa seja vista no futuro.

Qual é a cultura que você deseja levar adiante?

A partir do momento em que você juntar uma equipe, mesmo que pequena, para dar o pontapé inicial, e abrir uma empresa, você vai transmitir parte de tudo aquilo que você acredita para seus colaboradores.

Para isso, fica evidente a importância de se ter um propósito concreto para a marca e um plano para construí-lo. 

Quais os seus valores?

Praticamente todo mundo já recebeu uma cartilha com a missão, a visão e os valores da empresa quando começou um novo emprego. Apesar de parecer ultrapassado, defini-los, e compartilhá-los com seus colaboradores é algo essencial para formar o alicerce ideológico da empresa.

É interessante fazer uma lista de quais valores você vê como essenciais para o seu negócio. Eles devem estar em paralelo à sua visão de mundo e com a visão dos outros sócios, caso existam.

Qual é a sua visão de futuro?

Para que haja uma visão de futuro é necessário que haja um propósito definido, afinal se você sabe o que te motiva, fica mais fácil entender como o seu negócio andará e onde ele chegará.

Obviamente, com o passar dos anos essas ideias vão se aperfeiçoando e mudando, mas é importante ter um propósito inicial forte.

Qual impacto você quer promover no mundo?

Um impacto benéfico na sociedade. Essa é a premissa da nova leva de empresas que está surgindo. Seja em um bairro, em uma cidade, em um país ou no mundo inteiro, quais são as consequências que sua empresa trará com o seu serviço?

É importante inspirar e ser inspirado pelas novas formas de se fazer negócios.

Você é a melhor pessoa para fazer isso?

Essa última pergunta busca analisar o seu diferencial perante os outros. O que fará com que sua empresa se destaque? O que você afirmaria que seu produto é o melhor? Você saberia se vender?

Por isso, se você conseguir responder todas essa perguntas, fica mais fácil de entender a fundo o seu negócio, o colocando em um patamar bem mais competitivo. 

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