Com o avanço da tecnologia muitas coisas mudaram no mercado de trabalho, e uma das principais é a ascensão do trabalho à distância. O trabalho remoto tem se tornado uma febre entre as grandes e pequenas empresas pois traz diversos benefícios para as empresas.  Porém, ainda há muitas dúvidas a respeito da sua efetividade e se realmente é uma boa alternativa a ser implantada.

Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, elaboramos uma lista com os motivos para que você, pelo menos tente, implantar um modelo de trabalho à distância na sua empresa.

Redução de custos

Um dos principais benefícios de adotar um modelo de trabalho à distância é a redução de custos para a empresa. Além de questões como vale transporte, a empresa economiza em muitos aspectos dentro do escritório de trabalho, como toalhas, climatizadores entre outros itens.

Porém, a redução de custos é benéfica para o funcionário também. Isso por que o mesmo evita de almoçar fora ou de gastar gasolina para chegar até a empresa, por exemplo.

Aumento da produtividade

Conforme uma pesquisa realizada pela Estudo da Universidade de Stanford trabalhar em casa traz níveis de satisfação e produtividade maior que trabalhar em um escritório tradicional. 

Isso por que em casa as pessoas se sentem mais confortáveis em relação a roupa, aparência e rendem conforme seu turno de trabalho escolhido. Mas atenção, para que, de fato, se tenha um aumento na produtividade é necessário criar rotinas que propiciem isso e acabar com a procrastinação. 

Expande a criatividade

Além de trabalhar em casa, muitas empresas optam por colocar seus colaboradores em escritórios compartilhados, como coworkings. O principal motivo para isso é que em coworkings as pessoas possuem maior troca de ideias e conhecem novas pessoas.

A criatividade e a inovação é um dos principais pilares divulgados dentro de coworkings. Ainda, esses locais possuem um layout e estrutura que propicia aos colaboradores estarem imersivos dentro do ambiente, ajudando a aumentar a criatividade.

Trabalho possível em qualquer lugar

A flexibilidade é sem dúvida um dos maiores benefícios do trabalho à distância. Através dele é possível organizar os melhores horários para a empresa e o colaborador, melhorando a comunicação, o bom humor e a satisfação.

Outrossim, além de beneficiar o colaborador, a empresa possui maior flexibilidade quanto a horários e, se puder, pode aumentar a equipe sem prejudicar o dia a dia dos demais.

O trabalho à distância é uma realidade, e embora ainda não seja muito popular no Brasil é uma ótima tendência para melhorar a eficiência e a produtividade da sua equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *